Natal no Minhocão, 2009

Natal no Minhocão, 2009

Natal no Minhocão, 2009

projeto em residência
project in residency Pedregulho, Rio
[Conjunto Habitacional Prefeito Mendes de Moraes] IPHAN

projeto em residência
project in residency
Pedregulho, Rio
[Conjunto Habitacional
Prefeito Mendes de Moraes]
IPHAN

Projeto

Projeto

Projeto

[Este projeto é um marco fundamental para o meu trabalho e para o meu crescimento pessoal. Deixo aqui de antemão o meu agradecimento a todas as pessoas que participaram de alguma forma desta vivência, as que aparecem nas imagens do projeto, as que fotografaram comigo e as que permanecem até hoje na minha vida.] 

Pedregulho/Minhocão (Conjunto Residencial Prefeito Mendes de Moraes, Benfica, Rio de Janeiro), ícone arquitetônico da década de 1950, foi a primeira residência artística que participei.  Morei por um mês em um apartamento mobiliado e procurei conhecer o lugar e as pessoas, deixando-me influenciar por todo tipo de emoção, sem a menor fidelidade a uma construção narrativa documental. 

Desenvolvi um exercício de observação, tanto da rotina, quanto das transformações que fui sofrendo e provocando com o passar dos dias. O que eu não dava conta de fotografar, escrevia. As vozes se combinaram e se misturaram em um texto autoficcional, dando início à criação do texto-coro, que me acompanha até hoje.

Enquanto fotografia, pedi à vizinhança que escolhesse o seu canto preferido no edifício, de onde tivesse recordações especiais, e que me acompanhasse para retratá-los, pessoas e lugares. Desta forma, fui levada a conhecer o prédio e o entorno através das vivências de quem o habita, podendo me aproximar melhor deles e de mim mesma. Além das fotos que fiz, pessoas das mais variadas idades também fotografaram com a minha câmera analógica russa de médio-formato, uma experiência inédita para todos ali.

O procedimento de conhecer e mostrar os lugares a partir das escolhas de quem os habitam é um mote que ainda me acompanha em vários projetos. Assim como a entrega das fotografias para quem delas participa.

Uma década mais tarde, em 2021, “Natal no Minhocão” participou da exposição do pavilhão brasileiro da Bienal de Arquitetura de Veneza.

Project

Project

Project

[This project is a fundamental milestone for my work and for my personal growth. I leave here in advance my gratitude to all the people who participated in some way in this experience, those who appear in the project's images, those who photographed with me, and those who remain in my life to this day].

Pedregulho/Minhocão (Conjunto Residencial Prefeito Mendes de Moraes, Benfica, Rio de Janeiro), an architectural icon of the 1950s, was the first artist residency I participated in. I lived for a month in a furnished apartment and tried to get to know the place and the people, letting myself be influenced by all kinds of emotions, without the slightest fidelity to a documental narrative construction.

I developed an observation exercise, both of the routine and of the transformations that I suffered and provoked as the days went by. What I couldn't photograph, I wrote down. The voices combined and blended into an auto-fictional text, starting the creation of the choro-text, which accompanies me until today.

While photographing, I asked the neighborhood to choose their favorite corner in the building, from which they had special memories, and to join me in portraying them, people and places. In this way I was able to get to know the building and its surroundings through the experiences of those who live there, and was able to get closer to them and to myself. Besides the pictures I took, people of the most varied ages also photographed with my Russian medium format analog camera, a new experience for everyone there.

The procedure of getting to know and reveal places based on the choices of those who inhabit them is a motto that still accompanies me in several projects. So does the delivery of the photographs to those who participate in them.

A decade later, in 2021, "Natal no Minhocão" participated in the exhibition of the Brazilian pavilion at the Venice Architecture Biennale.

Produção
Production

Natal no Minhocão
série fotográfica
photo series
Impressão com tinta de pigmento mineral em papel algodão

Printing with mineral pigment ink on cotton paper
120 x 120cm ; 110 x 140cm ;

60 x 60cm ; 30 x 30cm


Hexa, 2009
Video

1’26”
Ed. 3 + 2 P.A.


Texto

Exposições
Exhibitions

Utopias da vida comum
Pavilhão Brasil, 17ª Bienal de Arquitetura de Veneza
22.05 - 21.11.2021


Casa Carioca
MAR Rio

09.2020 - 08.2021

Curador
Curator Marcelo Campos


Ter lugar para ser
Centro Cultural São Paulo
19.09 - 07.12.2015
Curador
Curator Mario Gioia


Frente à Euforia / Frente a la Euforia
Oficina Cultural Oswald de Andrade, São Paulo
14.05 - 04.07.2015
Curadores
Curators Fabio Zuker, Isabella Rjeille e Mariana Lorenzi


Prêmio Aquisições Prêmio Marcantonio Vilaça Funarte 2013
MAM Rio


Escavar o Futuro
Palácio das Artes, BH
10.12.2013 - 02.02.2014
Curadores
Curators Renata Marquez, Felipe Scovino


São Casas
CCD/Studio-X Rio
10.10.2012 - 13.11.2012
Curador
Curator Guilherme Bueno

Algumas séries
MAC Niterói
10.12.2011 - 26.02.2012
Curador
Curator Guilherme Bueno

Publicações
Publications

Utopias da vida comum, catálogo do pavilhão brasileiro da 17ª Bienal de Arquitetura de Veneza ;
São Casas / Luiza Baldan. Rio de Janeiro : Noise/Automática, 2012;
Fotografia na arte brasileira séc XXI / Isabel Diegues ... [et al.]. Rio de Janeiro : Editora Cobogó, 2014;
ArtReview Future Greats, 3/2014 + poster ;
Escavar o Futuro / Renata Marquez ... [et al.]. BH : Fundação Clóvis Salgado, 2014.

IPHAN Arte e Patrimônio, 2007-2010.

Lissovsky, Mauricio. A descoberta da porosidade, 2009.